As pequenas empresas têm recursos limitados, sejam eles pessoas ou orçamento. Cada decisão de uma empresa pequena tem que ser muito assertiva e os gestores delas sabem o peso dessa responsabilidade. E isso vale, principalmente, para o marketing. O gestor tem que saber como investir em curto, médio e longo prazo, e ainda assim trazer vendas. Diante disso, surge a dúvida: quais os melhores canais de marketing para pequenas empresas?
Os melhores canais de marketing para pequenas empresas pode ser traduzido para: marketing gratuito e/ou de baixo custo.
Pensando em quem tem um orçamento limitado e sonhos ilimitados, criamos este guia. Nele vamos ajudá-lo a identificar os melhores canais usando duas estruturas simples. Assim você tem um ponto de partida para começar a trabalhar o marketing para pequenas empresas.
Vamos lá?
5 principais canais de marketing para pequenas empresas
Elencamos seis principais canais de marketing para pequenas empresas usando critérios de custo-benefício. Confira.
1. Marketing de busca (SEO): esteja na primeira página do Google!
Ganhar visibilidade no google é a chave do sucesso para vendas digitais. Apesar de ser uma estratégia de médio a longo prazo, o SEO + marketing de conteúdo são passos fundamentais para qualquer empresa, de qualquer porte. E fundamental no marketing para pequenas empresas
Apesar de que você não gerará vendas diretas, no início você aparecerá ao seu potencial cliente sempre que ele tiver uma dúvida relacionada a alguma necessidade que você pode suprir. Quer um exemplo?
Você tem uma loja de celulares.
O SEO pode ser considerado mídia própria, pois envolve otimização na página, melhorando a relevância do conteúdo e melhorias técnicas no site para melhorar a rastreabilidade monitorada pelo Google Search Console. O SEO também possui um componente de mídia ganha, onde a visibilidade nos mecanismos de pesquisa pode ser melhorada obtendo ‘backlinks‘ relevantes de sites que efetivamente contam como uma citação ou voto.
Ficha técnica
Custo inicial: R$1100,00 por mês (aqui na Cosmos).
Prazo: médio a longo prazo
Em curto prazo: branding (espelhar sua marca o máximo possível) e dominar as primeiras posições na pesquisa da sua persona. Isso pode ser realizado em até 3 meses. Força de site e tráfego. Educação (ensina seu potencial cliente que ele precisa do seu produto).
Em médio prazo: captação de leads qualificados. Branding (espelhar sua marca o máximo possível) e dominar as primeiras posições na pesquisa da sua persona. Isso pode ser realizado em até 3 meses. Força de site e tráfego
Longo prazo: criação de defensores da marca, vendas. Branding (espelhar sua marca o máximo possível) e dominar as primeiras posições na pesquisa da sua persona. Isso pode ser realizado em até 3 meses. Força de site e tráfego
Está interessado? Fala com a gente! Manda um zap amigo ou um e-mail. 😉 É muito bom no marketing para pequenas empresas.
2. Marketing nas redes sociais
O marketing nas redes sociais a publicidade paga em redes sociais quanto a amplificação da presença orgânica e viralização. As redes sociais ajudam as empresas a ganharem visibilidade por meio de conteúdo compartilhado em suas páginas. Também é possível fomentar parcerias com influenciadores e outras grandes marcas.
O marketing de redes sociais é uma categoria importante de marketing digital que envolve o incentivo à comunicação com o cliente no próprio site de uma empresa ou em presenças sociais como Facebook, Instagram, Tiktok, Youtube e muito mais!
Ficha técnica
Custo inicial: em média R$1500,00 (inclui design, gestão, relatórios de eficácia e uma estratégia inicial de mídia paga).
Prazo: curto, médio a longo prazo
Em curto prazo: captar as primeiras vendas e leads por meio de posts patrocinados. Fortalecer os demais canais e ações de marketing para pequenas empresas. Captar mais seguidores e audiência. Branding (espelhar sua marca o máximo possível). Educação (ensina seu potencial cliente que ele precisa do seu produto).
Em médio prazo: vendas mais assertivas. Captação de leads qualificados. Branding (espelhar sua marca o máximo possível). Educação (ensina seu potencial cliente que ele precisa do seu produto). Consolidação da marca perante ao público
Longo prazo: muitas vendas. Aquisição de fãs. Sua marca torna-se influenciadora do nicho. Parcerias importantes com marcas e empresas.
3. Mídia paga (Google Ads)
Todo esforço de marketign tem uma finalidade: gerar vendas e aumentar a receita. Por isso precisamos das demais ações de marketing para pequenas empresas, pois se as pessoas não conhecem seu produto, não compram. E se elas conhecem o produto e não compram, é por que você não está despertando o desejo nelas.
No entanto, é comum que elas demorem um certo tempo para começar a gerar resultados. Trabalhamos com seres humanos e algorítimos. E eles demandam tempo de aprendizado.
No entanto, há uma forma de trazer vendas imediatas por meio do marketing digital: Anúncios Onlline, também conhecidos como mídia paga.
O uso de formatos de anúncios on-line, como banners e vídeos fornecem visitas e vendas para o seu produto. E mais! Com as segmentações avançadas e precisas, você pode exibir os anúncios exatamente para as pessoas que teriam interesse em comprar.
Isso mesmo, você exibe o anúncio e recebe pedidos de orçamentos, vendas diretas etc.
No entanto, há 3 póntos de atenção importantíssimos para a mídia paga antes de começar a fazê-la:
- Nós vamos trabalhar com pessoas, algoritimos e inteligência artificial. Toda estratégia de mídia paga precisa de um mês de ajustes. A IA do Google precisa aprender sobre você. E o analista precisa aprender sobre seu público.
- A estratégia de mídia paga a longo prazo tende a tornar-se mais e mais cara. Por isso ela NUNCA deve ser a sua única captação de clientes no universo online. Uma estratégia de mídia paga saudável demanda, no mínimo, SEO (marketing de conteúdo), Redes Sociais e Inbound. Esses são requisitos mínimos para torná-la sustentável
Entenda que ela pode, sim, ser uma aliada poderosa nas suas vendas. Mas ela é apenas uma ferramenta e não o todo. Uma ferramenta essencial para cada negócio, verdade seja dita.
Ficha técnica
Custo inicial: em média R$1500,00 a R$5.000,00. Vai depender muito do seu nicho, da concorrência dele e do ticket médio do seu produto.
Prazo: curto, médio a longo prazo
Em curto prazo: captar as primeiras vendas e leads. Fortalecer os demais canais e ações de marketing para pequenas empresas. Branding (espelhar sua marca o máximo possível). Educação (ensina seu potencial cliente que ele precisa do seu produto).
Em médio prazo: vendas mais assertivas. Captação de leads qualificados. Branding (espelhar sua marca o máximo possível). Educação (ensina seu potencial cliente que ele precisa do seu produto). Consolidação da marca perante ao público
Longo prazo: muitas vendas. Muitas mesmo! Sua máquina de vendas estará plenamente ajustada! Parcerias importantes com marcas e empresas. Mas isso só acontecerá se você trabalhou o SEO e demais ações de marketing para pequenas empresas. Caso contrário, o seu custo será altíssimo e o resultado muito baixo.
4. Marketing de Influência
Envolve a maximização de menções ‘fora do local’ favoráveis de sua empresa, marcas e produtos por outras organizações e pessoas. Especialmente sites de mídia ou influenciadores, como celebridades.
As menções podem criar reconhecimento do nome, mas têm o benefício de também gerar visitas por meio de links e dar suporte ao SEO por meio de backlinks. Essas menções podem ocorrer em sites de notícias, blogs, youtube, instagram, tiktok, redes sociais e podcasts acessados por seu público-alvo.
Muitas empresas trabalham com guestblogging. Trata-se de escrever um artigo pelo qual normalmente não é cobrada nenhuma taxa no site de outra empresa. Muitas vezes é um arranjo recíproco.
O alcance do influenciador é usado em comunicações B2B e B2C. Geralmente se refere a trabalhar com indivíduos em vez de editores para obter menções por meio de suas mídias sociais, blogs ou podcasts.
O PR digital também inclui responder a menções negativas ou positivas da marca online e conduzir relações públicas por meio de um site por meio de um centro de notícias de mídia social ou blog, por exemplo.
Uma dica importante: se a sua empresa está começando, busque microinfluenciadores. Você não imagina o poder dessas pessoas digitais! Elas podem influenciar um pequeno nicho, que vai influenciar mais e mais e mais e mais. Além de terem um budget mais viável (produtos, valores menores etc.).
Ficha técnica
Custo inicial: vai variar muito. Por exemplo, microinfluenciadores podem topar falar da sua marca com presentes ou cachê. O mesmo vale para troca de links e posts.
Prazo: curto, médio e longo prazo
Em curto prazo: divulgar a marca e captar leads. Fortalecer os demais canais e ações de marketing para pequenas empresas. Branding (espelhar sua marca o máximo possível). Educação (ensina seu potencial cliente que ele precisa do seu produto).
Em médio prazo: vendas . Captação de leads qualificados. Branding (espelhar sua marca o máximo possível). Educação (ensina seu potencial cliente que ele precisa do seu produto). Consolidação da marca perante ao público
Longo prazo: muitas vendas e muitos leads. Parcerias importantes com marcas e empresas. Torne-se influencer, também!
5. E-mail Marketing
Você acha que o e-mail morreu? As pessoas só usam Whatsapp? Seu público B2C não abre e-mail. Moço ou moça, você não imagina o quanto está errado(a).
Serião mesmo, se você pensa isso, precisa urgente rever seus conceitos de marketing e vendas digitais.
O e-mail marketing nunca esteve tão forte. O e-mail é um dos canais mais acessados. Lembre-se que as pessoas trabalham por e-mail, confirmam vendas por e-mail. Elas basicamente dependem do e-mail.
Aqui na Cosmos, nós mesmos nos surpreendemos, sabia? Já trabalhamos com nichos B2C cuja a presença forte dos consumidores era instagram e blog. E público C e D. Porém, as maiores taxas de conversão eram altíssimas no e-mail marketing!! Superando até mídia paga e demais canais!
Agora, imagina para o seu público que trabalha diariamente com a caixa de entrada aberta?
Mas por que meu e-mail marketing não funciona? Por que você está fazendo errado, amigo.
O e-mail marketing é uma arte delicada de engajar e vender. E existe uma técnica para isso. O Inbound Marketing. A Hubspot têm um curso mara ensinando como usar esse canal incrível. Vou deixar o link ali. Ele tem legendas em português. Se você quer marketing digital que venda, assista!
>>>Curso gratuito de Inbound Marketing da Hubspot.
Como disse, o e-mail marketing é uma arte delicada. Se você, por exemplo, envia mensagens constantes de venda e promoção, perde o engajamento do público e pode até mesmo entrar na lista negra dos provedores. Isso significa que seus emails vão para o spam. Ou pior, ficam retidos no Firewall dos provedores.
Mas, fazendo do jeito certo: com segmentações, conteúdo interessante etc. (veja o curso), o resultado é glorioso. Coisas bacanas que você pode já implementar na sua startap:
- Distribuição de material rico para captação de leads (ebooks, planilhas, quiz, calculadras etc.).
- Envio de news semanal.
- Segmentação do público. As principais ferramentas de e-mail marketing ajudam a entender o comportamento dos seus leads. Por exemplo, se você é uma loja de eletrônicos, vai conseguir separar quais pessoas gostam mais de computadores e quais gostam mais de TV. Assim você envia as ofertas para as pessoas que estão de fato interessadas nelas.
- Trilha inbound de emails
- E muito mais!
Ficha técnica
Custo inicial: em média R$3.000,00 + R$2.229 de taxa de implementação (pago uma única vez). Inclui tudo! Estratégia, criação de emails, redação, segmentação, campanha, relatório de eficácia. O e-mail marketing só vai funcionar se for feito do jeito certo.
Prazo: curto, médio e longo prazo
Em curto prazo: captar as primeiras vendas e leads. Fortalecer os demais canais e ações de marketing para pequenas empresas. Branding (espelhar sua marca o máximo possível). Educação (ensina seu potencial cliente que ele precisa do seu produto).
Em médio prazo: vendas mais assertivas. Captação de leads qualificados. Branding (espelhar sua marca o máximo possível). Educação (ensina seu potencial cliente que ele precisa do seu produto). Consolidação da marca perante ao público
Longo prazo: muitas vendas. Muitas mesmo! Sua máquina de vendas estará plenamente ajustada! Parcerias importantes com marcas e empresas. Mas isso só acontecerá se você trabalhou o SEO e demais ações de marketing. Caso contrário, o seu custo será altíssimo e o resultado muito baixo.
Inbound Marketing certo = Máquina de Vendas!
Lembre-se de que tudo isso depende de produção de conteúdo. Sim, você precisa do marketing de conteúdo. Ele é a base de toda estratégia de marketing digital.
Portanto, antes de procurar melhorar esses canais, recomendamos que você também analise sua estratégia de marketing de conteúdo e como ela pode diferenciar melhor sua marca dos concorrentes.
Quer mais detalhes sobre as ações de marketing para pequenas empresas? Fala com a gente! Somos especialistas em tudo isso e vamos te ajudar a entender quais os melhores caminhos digitais para a sua empresa. Manda um Whatsapp ou envia um e-mail para nós clicando aqui.
0 Comments