A estratégia de conteúdo é uma parte essencial do Marketing Digital. Afinal, o conteúdo e os links estão entre os três principais fatores para uma boa posição na pesquisa do Google. Mas criar um conteúdo incrível não é suficiente para obter resultados, é preciso saber usar estratégias de SEO.

Milhões de postagens de blog são publicadas todos os dias. O conteúdo que você cria deve se destacar na multidão. Para que ele ganhe notoriedade no oceano de informações digitais, você precisa ter estratégia.

Leia o artigo e veja as principais estratégias para aumentar as visitas de seu site e conseguir mais sucesso em seu conteúdo com estratégias de SEO.

Priorize tópicos de menor dificuldade

O primeiro passo na construção da sua estratégia de conteúdo é identificar quais temas serão abrangidos. Uma boa maneira de fazer isso é entendendo o que o seu público-alvo deseja consumir. Por exemplo, caso você venda instrumentos musicais, o conteúdo a ser produzido é para músicos. Neste caso, seria interessante publicar artigos de como fazer autopromoção, vídeos e tutoriais ensinando a tocar os instrumentos etc.

Para identificar qual conteúdo é interessante será necessário realizar uma boa pesquisa. Comece por analisar as palavras-chave e temas relevantes para sua empresa. Uma boa ferramenta para isso é o Planejador de Palavras-Chave do Google.

Para escolher as palavras-chave ideais, você deve considerar os seguintes critérios:

Média de pesquisa: acima de 100

Concorrência: baixa

As melhores palavras-chave são aquelas que possuem um volume de pesquisa maior, com uma baixa concorrência. Todas são necessárias para boas estratégias de SEO, claro, mas sempre tente optar por essa configuração para que o seu texto tenha mais chances de conseguir atingir os objetivos, a menos que o seu site seja uma marca estabelecida e que o site tenha um grande volume de acessos.

Use links internos e externos

Links é uma das estratégias de SEO mais poderosas. À medida que você publica os conteúdos, considere encadeá-los de forma inteligente e planejada por meio de links internos pelo texto. Busque criar links contextuais para páginas interessantes, a fim de aumentar o tempo de permanência do leitor em seu site. Além desses, você também pode fazer indicações de leituras diretamente no meio e ao final do texto. Isso ajuda o leitor a permanecer mais interessado.

Além disso, é muito importante que o seu site seja citado em sites de alta relevância por meio de links externos. Esses links externos, chamados de Inbound Links, são um importante fator de classificação e têm inúmeros benefícios além de ajudar o seu site estar nas primeiras páginas do Google.

Existem várias maneiras de adquirir esses links valiosos e impulsionar suas estratégias de SEO. Em primeiro lugar pesquise os sites com um bom potencial de divulgação para o seu conteúdo. Procure influenciadores e sites com grande volume de acesso e interesse.Em segundo lugar, para conseguir esse acesso, você pode:

  • Ceder conteúdo produzido por você, o chamado guesting post.
  • Pedir gentilmente que faça referência por meio de link para conteúdo já replicado.

Crie um conteúdo melhor que o da concorrência

Estratégias de SEO

Uma das maneiras de se destacar é criando um conteúdo incrível, espetacular e melhor que o da sua concorrência. Mas a questão é: como posso criar algo melhor ou mais útil do que o que está atualmente classificando?

Basicamente, ao ler um excelente texto, consumir um ótimo vídeo, busque fazer o seu texto ser o melhor. Preencha as lacunas que faltaram, as dúvidas que ainda podem restar. E acrescentar não é apenas a única maneira, torne-o escaneável, conciso e mais fácil de ler. E você pode ainda aplicar as próximas dicas:

  • Criando um título mais pesquisável.
  • Melhorando a legibilidade e formatação (com o uso de intertítulos, listas, recursos visuais etc.
  • Otimizando a velocidade da página.
  • Citando autoridades respeitáveis e fontes.
  • Expandindo ou explorando o tema em maior profundidade.
  • Compartilhando pesquisas originais ou novas.

Além dessas melhorias, outra maneira de elevar seu conteúdo acima da concorrência é adicionar formatos extras. Por que não produzir um vídeo ou um podcast sobre o seu texto? Talvez você possa adicionar infográfico ou animação original para deixar o seu conteúdo mais atrativo e dinâmico? Todas essas técnicas podem ser tanto aplicados a conteúdos novos como na reutilização de ótimos conteúdos e ampliar suas estratégias de SEO. E isso nos leva ao próximo capítulo…

Atualize e mantenha regularmente o conteúdo existente

Embora a maioria das estratégias de SEO e de marketing de conteúdo se concentre na criação de novos conteúdos, uma estratégia de conteúdo completa também será responsável por melhorar o conteúdo existente.

À medida que você identifica possíveis oportunidades de links e lacunas de conteúdo, não se esqueça de fazer um balanço de seu conteúdo existente. Às vezes, pode ser mais fácil (e mais eficaz) atualizar o conteúdo existente ao invés de criar algo a partir do zero.

Na verdade, muitos dos métodos para melhorar o conteúdo listado acima podem ser aplicados em suas próprias páginas como já foi explanado no tópico anterior. Adicionar conteúdo extra, por exemplo, pode ser particularmente eficaz para atualizar o conteúdo existente. Por exemplo, a adição de um vídeo a um blogspot adiciona valor extra e maior oportunidades de links, e pode até mesmo trazer tráfego por meio do Youtube, por exemplo.

Uma opção alternativa para atualização é reutilização. Ao invés de adicionar tipos ou formatos de conteúdo adicionais, você pode utilizar um recurso de conteúdo com desempenho inferior em algo que melhor atenda às necessidades do público-alvo. Analisar a concorrência e buscar melhorar um conteúdo que você tem é uma ótima ideia.

Finalmente, uma maneira simples de manter suas páginas existentes frescas é adicionar uma tag “Última atualização” na parte superior da página. Esta tática permitirá que você atualize e melhore continuamente uma página, pois o tópico que ela cobre evolui ao longo do tempo, mantendo sua página sempre atual, útil e competitiva na busca.

Seu plano de conteúdo de SEO deve concentrar em como você pode oferecer conteúdo novo e atraente para o seu público. Mas não se esqueça de dedicar algum tempo e esforço para melhorar as páginas existentes também.

Recapitulando as Estratégias de SEO….

Vimos muita coisa bacana aqui nesse post sobre como produzir conteúdos incríveis e aumentar as visitas. É importante entender que o conteúdo não existe para produzir um SEO melhor. Na verdade, o SEO é a forma de facilitar o acesso do seu público a um conteúdo ótimo. E se ele não for espetacular, as pessoas irão abandonar o seu site, e sua estratégia não atingirá o objetivo.

Portanto, querido leitor, para facilitar a sua vida, nós fizemos uma singela lista com tudo o que foi abordado no blogpost para melhorar suas estratégias de SEO. Use-a como checklist para produzir conteúdos espetaculares!

  • Priorize tópicos de dificuldade mais baixa.
  • Na análise de palavras-chave, as que possuírem um volume de pesquisa alto e concorrência baixa são grandes oportunidades de conteúdo.
  • Revise manualmente os concorrentes para encontrar lacunas e oportunidades não abordadas.
  • Otimize seu site com links internos.
  • Busque ser referenciado por sites de grande relevância para o seu nicho.
  • Avalie potenciais mercados de divulgação.
  • Atualize e melhore regularmente o conteúdo existente.
  • Inclua uma função “última atualização” para dar mais frescor ao conteúdo.

Esse blogpost mostrou uma série de boas estratégias de SEO e práticas para conquistar mais visitas e interessar seu leitor. O Marketing de Conteúdo deve ser útil e encantar o público para funcionar. Bom conteúdo e SEO são grandes amigos para conquistar seus objetivos digitais.

Se você gostou desse artigo siga nossas redes sociais para ficar por dentro de novidades.

2 Comments

  • BMO novembro 26, 2020

    Infelizmente em 2020 a pandemia parou o mundo e
    mudou a economia da população e muitos fechando os
    seus negócios ou migrando 100% para o mundo digital.
    Obrigado pela informação estou compartilhando no meu
    twitter.

    Responder
  • Tiago Silva março 9, 2021

    Nossaaaa! como é gratificante encontrar conteúdos que
    vem para abrir nossa mentalidade.
    Abraços...

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *