7 ferramentas para pesquisa de palavras-chave para alavancar seu marketing de conteúdo

Como profissional de marketing de conteúdo, você sabe que seu público-alvo precisa estar no centro da sua estratégia. Afinal, o marketing de conteúdo nasceu para ajudá-lo a criar conteúdo valioso que satisfaça a busca do público por respostas ao longo da jornada do cliente. E uma das maneiras de potencializar isso na sua estratégia é por meio da pesquisa de palavras-chave.

No entanto, à medida que a internet se torna cada vez mais cheia de conteúdo — e você sente cada vez mais pressão para criar conteúdo em menos tempo —, provavelmente está procurando maneiras rápidas criar conteúdo. E que, principalmente, que seus artigos apareçam na primeira página do Google. Como resultado, sua primeira ação é buscar boas palavras-chave por meio da ferramenta Planejador de palavras-chave do Google. Mas, convenhamos, embora seja uma excelente ferramenta, ela tem algumas limitações.

Mas temos ótimas notícias para você. Existem várias ferramentas de pesquisa de palavras-chave úteis que podem ajudá-lo a descobrir perguntas e as dores reais que seu público. Isso permite que você obtenha novas ideias, preencha seu plano de conteúdo com tópicos relevantes e com muito SEO.

7 ferramentas de pesquisa de palavras-chave incríveis

Abaixo, abordamos algumas dessas ferramentas de pesquisa de palavras-chave que podem ajudá-lo a obter não apenas SEO, mas a saber o que responde a dúvidas e dores do seu público.

#1 – Answer the Public

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O Answer the Public traz o recurso de sugestão automática do Google, porém de maneira mais visual e intuitiva. Digite qualquer palavra-chave ou frase e, quase imediatamente, você receberá uma representação visual de consultas organizadas por modificadores específicos de perguntas, como quem, o que, onde, quando, por que, como, será e poderá.

O que torna essa ferramenta tão fantástica é que ela não apenas ajuda a identificar tópicos, mas também potencialmente algumas das nuances de intenção por trás dessas perguntas. A melhor parte? É totalmente gratuito. E ela ainda lhe ajuda a usá-la melhor ao se inscrever em um curso online.

# 2 – BuzzSumo

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O recurso de análise de perguntas do BuzzSumo é incrível, permitindo que você encontre as perguntas mais populares que estão sendo feitas na Web. Essencialmente, o BuzzSumo criou um banco de dados de perguntas reais de milhares de plataformas, incluindo fóruns, Amazon, Reddit, Quora e outros sites de perguntas e respostas. Basta digitar uma palavra-chave e obter uma lista de perguntas relacionadas classificadas por tópico, além de detalhes sobre o volume.

Acesso total a esta ferramenta não requer uma assinatura BuzzSumo Além disso; no entanto, você pode se inscrever para uma avaliação gratuita desse recurso e experimentar antes de comprar.

# 3 – Übersuggest

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Como o atendimento ao público, a Übersuggest solicita várias consultas automáticas de palavras-chave do Google. E embora a ferramenta não crie o mesmo tipo de representação visual do Answer The Public, ela oferece vários recursos que irão ajudá-lo a ter excelentes ideias para criar conteúdo.

Além disso, cada consulta de palavra-chave permite selecionar “Google Trends” para que você possa conhecer melhor a sazonalidade dela — o que é ótimo para o planejamento futuro. Por fim, a Übersuggest se orgulha de ser uma ferramenta que pode ajudá-lo a descobrir novas palavras-chave que não estão disponíveis na ferramenta Planejador de palavras-chave do Google (e isso é verdade, viu?).

Recentemente tornou-se pago, mas os valores são atraentes se comparadas as demais. E é uma ferramenta para pesquisa de palavras-chave fácil de usar e bem popular.

# 4 – KeywordTool.io

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Obviamente, não podemos mencionar Answer The Public ou Übersuggest sem mencionar o KeywordTool.io. Como as duas ferramentas anteriores, o KeywordTool.io também usa as consultas automáticas do Google como fonte de dados. Além disso, como a Übersuggest, o KeywordTool.io permite acessar o Google Trends e encontrar palavras-chave que não são exibidas prontamente no Google Keyword Planner. Portanto, o principal diferencial entre essas ferramentas é a experiência do usuário.

A versão paga do KeywordTool.io, o Keyword Tool Pro, oferece algo um pouco diferente dos outros. O Keyword Tool Pro não apenas fornecerá palavras-chave ocultas de todos os outros, mas também fornecerá os dados necessários para classificar e classificar as palavras-chave recém-descobertas. Você poderá ver com que frequência as pessoas pesquisam uma palavra-chave no Google (volume de pesquisa), quão competitivas (concorrência do AdWords) e lucrativas (CPC) são as palavras-chave.

# 5 – Console de Pesquisa do Google/Search Console

O Google Search Console, anteriormente Ferramentas do Google para webmasters, é uma das ferramentas mais úteis de SEO e planejamento de conteúdo do mundo! Do ponto de vista técnico, o Google Search Console permite monitorar e manter a presença de todo o site nos resultados de pesquisa do Google. Mas, do ponto de vista do planejamento de conteúdo, o Google Search Console possibilita que você veja quais palavras-chave realmente fizeram o conteúdo do seu site aparecer nos resultados da pesquisa.

A melhor parte? Você pode filtrar por página, permitindo ver como uma parte específica do conteúdo está atraindo visibilidade. Isso significa que você pode não apenas encontrar oportunidades para otimizar o conteúdo existente com outras palavras-chave relacionadas, mas também identificar lacunas e tópicos relacionados que podem gerar conteúdo adicional.

# 6 – Ahrefs

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Em 2011, o Ahrefs foi lançado como uma ferramenta de análise de backlinks. Desde então, a ferramenta se transformou em uma ferramenta útil de análise competitiva, permitindo que os usuários entendam mais profundamente como e porque seus concorrentes estão no ranking — e como ultrapassá-los nas SERPs.

Quando se trata de gerar idéias de conteúdo com SEO ela tem recursos úteis. Para iniciantes, o explorador de palavras-chave permite que você encontre palavras-chave, analise a dificuldade de classificação e calcule o tráfego potencial que você pode alcançar. Então você tem o Content Explorer, que ajuda a encontrar o conteúdo mais popular para qualquer tópico com base em backlinks, tráfego orgânico e compartilhamentos sociais. Por fim, há o recurso que permite que você explore as palavras-chave que seus concorrentes estão classificando, mas você não.

Embora essa ferramenta não seja gratuita, você pode se inscrever para uma avaliação gratuita. Se você gosta, há várias opções de assinatura mensal com diferentes preços.

# 7 – SEMrush

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De modo geral, o SEMrush oferece muitos dos mesmos benefícios que o Ahrefs — desde a descoberta e análise de palavras-chave até a realização de análises competitivas. Mas um recurso que é particularmente interessante e útil é o Social Media Tracker.

Com o Social Media Tracker, você pode comparar suas tendências de engajamento com as de seus concorrentes, além de ver as postagens com melhor desempenho em termos de engajamento. Em seguida, você pode usar essas informações para criar conteúdo melhor e mais relevante que terá mais tração em suas páginas sociais.

Como você escolhe quais ferramentas de pesquisa de palavras-chave são adequadas para você?

Seu setor, orçamento, recursos internos e objetivos comerciais exclusivos merecem ser consultados antes de selecionar ferramentas de pesquisa de palavras-chave que serão adequadas. Mas, com quase todas essas ferramentas de pesquisa de palavras-chave oferecendo uso ou testes gratuitos, você certamente não tem nada a perder gastando um pouco de tempo para testá-los. Então, escolha um para começar e vá a partir daí.

Quais são as suas ferramentas de pesquisa de palavras-chave favoritas? Conte-nos nos comentários.

1 Comment

  • Marcos goes novembro 23, 2020

    Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Parabéns pelo texto e conteúdo, temos que ter mais
    artigos deste tipo na internet.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

    Responder

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