A cada ano que passa muito mais pessoas utilizam seus smartphones para fazer todo o tipo de ação na internet como, por exemplo, acessar as redes sociais, acompanhar seus blogs favoritos, fazer compras etc. Diante disso, fica clara a importância de ter um e-mail marketing responsivo. Mas, se você ainda tem dúvidas, dá uma espiada nessas estatísticas:
- De 20 a 75% das pessoas abrem e-mails marketings pelo celular. Esse número varia conforme o público-alvo. eMailMonday
- 80% das pessoas deletam os e-mails marketings não otimizados para celular. blue hornet
- 3 a cada 10 leads cancelam a inscrição de e-mail marketings que não são responsivos. blue hornet
Essas estatísticas, por si só, já demonstram a importância de um e-mail marketing responsivo para alcançar seu público-alvo e obter sucesso em suas campanhas.
Então, como você pode garantir que o seu e-mail marketing seja otimizado para dispositivos móveis? Leia o artigo e veja algumas dicas de como obter um e-mail marketing responsivo.
Verifique se os temas da sua ferramenta possibilitam criar um e-mail marketing responsivo
Quando contratamos uma plataforma para gerenciar nossas campanhas de e-mail marketing é comum que elas já nos tragam um tema editável prontinho para usar. E isso facilita muito a vida do empresário e da equipe de marketing.
Mas antes de escolher o tema mais bonito, verifique se ele é compatível com dispositivos móveis e é facilmente visualizável e clicável em telas menores.
Algumas plataformas já deixam isso claro no próprio tema, mas caso essa informação não esteja disponível, faça um teste. Envie um e-mail para você e seus colaboradores antes de enviar para seus leads. Assim você pode sentir na pele como seu público mobile irá experienciar aquele e-mail.
Confira se os relatórios de resultados da sua ferramenta apresentam dados por dispositivo
Para obter um e-mail marketing responsivo, o primeiro passo é ter como verificar se os seus testes e alterações estão tendo algum efeito.
É aqui que entram as ferramentas de relatórios ou os recursos de relatórios internos do seu provedor de serviços de e-mail marketing. Muitas ferramentas de relatórios fornecem um detalhamento do desempenho de sua campanha por cliente e dispositivo. Isso possibilita que você veja exatamente o que seus clientes estão usando para acessar os seus emails e qual a sua taxa de resposta em cada um.
Dessa forma, ao testar suas melhorias, como a implementação de um modelo responsivo, encurtar suas linhas de assunto ou melhorar o texto pré-cabeçalho, por exemplo, você poderá ver se melhorou suas taxas de abertura e cliques em dispositivos móveis.
Também é uma boa maneira de ter uma ideia de qual porcentagem do seu público está usando vários dispositivos.
Veja como o e-mail marketing responsivo se comporta em dispositivos diferentes
Depois de descobrir quais dispositivos e clientes seus destinatários estão usando – e decidir para qual deles você vai otimizar -, verifique se você pode visualizar como seus e-mails serão exibidos neles.
Muitas plataformas de serviços de e-mail marketing vêm com essa funcionalidade incorporada (geralmente chamada de “Inbox Preview” ou “Inbox Testing”) — embora — em alguns casos seja um recurso premium que custa mais para permitir. Assim você consegue visualiziar como seus e-mails são apresentados em diferentes dispositivos e navegadores.
Se a sua plataforma não tiver esse recurso, você poderá usar uma ferramenta de visualização de email separada, como o Inbox Inspector, o Litmus ou o Inbox on Acid. TestSubject by Zurb é outra ferramenta útil que permite testar como as linhas de assunto, o nome do remetente e o texto de pré-cabeçalho do email aparecem em dispositivos móveis.
Criando um design adequado
Embora uma boa plataforma de e-mail marketing possa fazer muito trabalho pesado quando se trata de otimizar seus e-mails para dispositivos móveis, se você levar a sério uma estratégia de e-mail marketing responsivo talvez seja necessário criar seus próprios modelos.
Diversos truques que farão com que seus e-mails funcionem bem em dispositivos móveis, como substituir imagens – que veicularão uma versão diferente de uma imagem para usuários de smartphone do que para usuários de computador. Substituir links por botões também é importante, pois facilita o uso para quem está no mobile já que os links textuais são pequenos e mais difíceis de clicar.
Caso você não seja ou não disponha de um programador, certifique-se de que o suporte esteja disponível na sua plataforma de e-mail marketing. Normalmente, eles irão ajudá-lo nessa empreitada.
E, se você quiser mais umas dicas de design, dá uma espiada nesse artigo que escrevemos: Veja como ter um e-mail marketing mobile.
Essas são algumas dicas essenciais de como ter um e-mail marketing responsivo. A melhor maneira de aumentar as suas vendas é que você esteja acessível para seu público-alvo a qualquer momento e em qualquer lugar.
Gostou do artigo? Acompanhe nosso blog veja mais conteúdos como esse.
Aqui é a Mariana Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns.