A publicidade é uma forma de arte. E como toda arte, os anúncios requerem sutileza e um elemento de humanidade. As pessoas não querem se envolver com coisas que não consideram compreensíveis. É aqui que a psicologia entra em jogo. A publicidade móvel moderna precisa ter uma abordagem holística para compreender e obter acesso à psique dos usuários.

Os usuários móveis não focam a atenção por muito tempo

De acordo com um estudo da Microsoft, o tempo médio de atenção diminuiu de 12 para oito segundos desde de 2000. Isso coincide com o uso de dispositivos móveis como smartphones para navegar na internet entre outras atividades.

Não é segredo que os usuários móveis se acostumaram com a liberdade, agilidade e flexibilidade que seus dispositivos oferecem. Portanto, é importante ter isso em mente ao construir suas campanhas. Você não pode esperar que os usuários mobile suportem um conteúdo longo e demorado. Eles precisam de algo que os atraia imediatamente.

Necessidade de promover a intimidade e o envolvimento

Uma grande parte da psicologia da publicidade mobile é descobrir como criar ambientes amigáveis ​​ao usuário. Existem duas qualidades muito importantes para isso: intimidade e envolvimento.

Os planos dinâmicos de publicidade e design de sua marca devem girar em torno desses conceitos. A intimidade gera confiança. As pessoas não confiam inerentemente nas marcas. Portanto, é seu trabalho dar a eles um motivo para sentirem algo sobre o que você está vendendo. Fazer isso inspira lealdade em seus clientes.

Você também precisa criar um anúncio que envolva as pessoas. Isso deve ser feito por meio de conteúdo, design e implementação. Em termos de conteúdo, as marcas devem tentar gerar sentimentos pessoais em seus espectadores.

As pessoas não compram coisas que não combinam com elas. Grande parte dessa percepção para muitos consumidores é a capacidade de se relacionar com a imagem da marca.

O design precisa, é claro, ser atraente. Mas a estética não é o único problema. O layout deve ser intuitivo – convidando o público-alvo a um caminho fácil para a conversão. A análise de design pode ajudar os profissionais de marketing a entender melhor como os consumidores estão interagindo com um anúncio.

Finalmente, a implementação precisa ter um grau de novidade. As pessoas não querem ver mais da mesma coisa. Se você deseja ser memorável, seus anúncios precisam ser distintos.

A psicologia da publicidade mobile moderna

Deve refletir o usuário na publicidade

As pessoas estão sempre procurando por si mesmas em seu ambiente. Como profissional de marketing, é importante entender como aproveitar essa necessidade inata de autoconfiança.

Parte disso é conhecer seu público-alvo. Não apenas quem vê seus anúncios, mas principalmente qem você deseja que veja seus anúncios.

Quanto mais específico você for com seus nichos, melhor atrairá as pessoas. Se você tem mais de um nicho, é aconselhável abordá-los com campanhas separadas e personalizadas.

O usuário deseja se sentir no controle

Existem poucas coisas mais irritantes do que a sensação de que você não está no controle. Muitas pessoas ficam realmente petrificadas com esse sentimento. Não é preciso dizer que você precisa fazer com que os usuários sintam que estão no controle quando você anuncia para eles.

Uma maneira de fazer isso é criar anúncios que permitem uma variedade de informações do consumidor. Isso criará um sentimento inerente de escolha que geralmente está ausente nas campanhas de marketing.

O tempo é importante

Se você deseja realmente obter conversões, precisa atingir as pessoas quando elas estão mais propensas a comprar algo. Por exemplo, alguém que acabou de comprar um carro online terá mais probabilidade do que a pessoa média de precisar de seguro de carro naquele momento.

Esta é uma oportunidade para as seguradoras de automóveis anunciarem suas melhores taxas diretamente para essa pessoa. Marcas que conseguem aproveitar o tempo terão mais sucesso na geração de vendas.

A publicidade é muito diferente hoje do que era há alguns anos. A proliferação de análises e dados trouxe o marketing para um novo domínio quantitativo. No entanto, compreender a psicologia ainda é a chave para obter o máximo do seu orçamento de publicidade.

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