O marketing digital pode ser uma ótima maneira de colocar sua marca no mapa e conectar-se com os clientes certos. No entanto, muitas vezes as estratégias tradicionais não são suficientes para fazer uma grande diferença para ampliar o reconhecimento da marca e converter novos clientes.
Felizmente, existem algumas táticas interessantes que podem ajudá-lo a impulsionar seu negócio. Neste artigo, exploraremos cinco curiosidades do marketing digital que poderão tornar a divulgação da sua marca muito mais divertida e atraente.
5 Curiosidades do marketing digital para inovar sua divulgação
Conheça cinco curiosidades do marketing digital para aplicar no seu negócio e se diferenciar da concorrência.
1. Crie conteúdo personalizado e único
Os clientes respondem bem a conteúdos únicos e personalizados. Utilize suas próprias experiências pessoais para oferecer insights valiosos ao seu público-alvo. Em vez de se concentrar na promover produtos, foque em conteúdo de valor e de qualidade, e também que seus clientes possam aproveitá-los.
Procure divulgar informações interessantes sobre seu trabalho ou serviços, compartilhar algum conhecimento ou até mesmo criar campanhas que reconheçam as opiniões dos usuários sobre questões relevantes para sua empresa.
Ao criar conteúdo personalizado e único, você pode gerar mais interesse em torno de seus produtos ou serviços. Seja qual for o meio escolhido para divulgação do conteúdo — redes sociais, e-mail marketing, etc. — os usuários tendem a responder quando as coisas são feitas com um toque pessoal e autêntico. Crie estratégias inovadoras para fornecer conteúdos divertidos, informativos e interessantes que atraiam diferentes tipos de usuários e fomentem a conversa entre eles.
Além disso, é importante estimular interações com os usuários dos conteúdos. Estas interações podem ser por mecanismos de votação, geração de hashtag exclusivas para o assunto abordado ou promoção de campanhas em que os próprios usuários possam postar e compartilhar fotos relacionadas ao tema.
Estas ações podem ser extremamente benéficas para conectar seus produtos/serviços com seus clientes e, ao mesmo tempo, manter sua marca na mente das pessoas. Considere também adicionar recursos gamificados a estratégias de conteúdo para direcionar mais interesse e motivar usuários a compartilhar seus conteúdos — gerando novas leitores e alcance.
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2. Invista em influenciadores digitais
Influenciadores digitais são pessoas em quem seu público-alvo confia e se identifica. Ao investir em influenciadores para divulgar sua marca, você garante que a sua mensagem seja transmitida de uma forma leal que chegue com mais impacto para os seus clientes. Analise bem quais redes sociais e qual é o público de cada influenciador digital antes de contratá-los. Assim você terá certeza de contar com aqueles que melhor atenderão às necessidades da sua campanha.
Além de serem uma boa opção para divulgar sua marca, os influenciadores digitais também podem te ajudar com estratégias altamente segmentadas nas redes sociais. Utilize influenciadores que estejam no mesmo segmento do seu produto ou serviço e que chamem a atenção de um público-alvo cobiçado e específico.
Estabeleça parcerias com diversos tipos de influenciadores — desde grandes celebridades e micro-influencer. Conte sempre com alguém que tenha autoridade e use os canais certos para dar maior visibilidade à sua marca.
Além disso, é importante que você estabeleça metas e resultados mensuráveis para esta parceria. Se possível, crie um planejamento de conteúdo e dê acesso a etapas de elaboração de conteúdos que estejam inclusas nessa previsão.
Use métricas específicas para analisar o rendimento do trabalho realizado com os influenciadores. Verifique o envolvimento dos usuários em compartilhamentos gerados com o conteúdo publicado por esses influenciadores. Avalie, também, o engajamento na sua marca com base nas taxas de cliques nos anúncios promovidos e observe os aumentos na conversão dos usuários que vieram dos influenciadores.
3. Torne sua marca inesquecível usando material gráfico interativo
O marketing de conteúdo é uma ótima forma de se comunicar com seus clientes e criar experiências memoráveis. Torne as postagens ainda mais atrativas investindo em material gráfico interativo. Apostando em ferramentas tais como infográficos ou vídeos, você pode tornar sua marca promocional inesquecível para os consumidores.
Algumas peculiaridades que essas ferramentas proporcionam são o uso de realidade aumentada (RA), vídeos interativos, quizzes e conteúdos dinâmicos. Dessa maneira, você tem a possibilidade de criar uma ligação direta com as pessoas. Trabalhar com material gráfico de qualidade, diante dessas tendências digitais avançadas, permite que as marcas não somente se destaquem, mas também gerem um relacionamento duradouro e bem mais próximo em relação ao cliente.
Naturalmente, para essa tática de Marketing Digital realmente funcionar, é preciso contar com conteúdo relevante que se destaque e seja intenso suficiente para acionar a atenção e curiosidade do usuário.
Por mais desafiador que pareça criar material gráfico interativo de qualidade, a verdade é que as possibilidades são diversas: desde animações e jogos digitais até o uso de mídias sociais em projetos interativos.
Os benefícios podem ser incalculáveis; não apenas para direcionar o tráfego online, mas também para capturar clientes, incentivando-os a interagir repetidamente com a marca.
4. Desafie seu produto com ações e campanhas de solidariedade e projetos sociais
A solidariedade é a maneira mais direta de exercer o marketing digital de forma inclusiva. Crie campanhas e ações que incentivam o público a doar ou participar em algum tipo de iniciativa social, com isso as chances do seu negócio ser lembrado pelas pessoas são muito maiores.
Quando alinhado ao propósito do seu produto, ações e campanhas de inclusão social e solidariedade são extremamente impactantes para sua marca. Busque parcerias que façam sentido com o caráter do seu produto e entenda a cultura daquele público. Desta forma, será possível gerar mais engajamento e credibilidade para seus usuários.
Além disso, é essencial analisar o impacto desses projetos dos quais você se apoia, tudo para que seus objetivos convertam em resultados efetivos. Utilize as ferramentas de Marketing Digital disponíveis para verificar os números antes e depois da ação, bem como as principais interações que ela gerou.
Saber quem são os interessados e qual o objetivo deles na sua campanha também é parte deste processo de verificação. Assim, você percebe como estes esforços contribuem para a causa e melhoram o bom Marketing da sua empresa.
Essas são algumas ideias e curiosidades do Marketing Digital que podem impactar diretamente a sua empresa — seja em uma maior autoridade da marca e até mesmo vendas. Você já testou alguma delas? Conte para nós como foi a sua experiência nos comentários.
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