erros de marketing de conteúdo (1)

Os erros de marketing de conteúdo podem gerar algumas perdas, sejam em custo, tempo e até mesmo novas oportunidades. Mas entendam, errar ainda é parte do processo. Quando começamos qualquer estratégia de inovação, ajustes serão necessários. É parte do aprendizado e do sucesso.

No entanto, começar uma estratégia não significa reinventar a roda. Hoje há várias metodologias e técnicas já testadas e que funcionam muito bem. Quando começamos um marketing de conteúdo, temos um ponto de partida. E o mesmo vale para os erros de marketing de conteúdo.

Hoje sabemos que existem situações que fazem as empresas perderem relevância, mitigam resultados e devem ser evitadas. Quer conhecê-las? Então leia nosso conteúdo!

A importância do marketing de conteúdo

O segredo para relacionamentos fortes começa com consistência, transparência e tempo de qualidade. Uma estratégia de marketing de conteúdo baseada nos mesmos princípios também melhora o relacionamento com seus clientes. Você ganha confiança, amizade e simpatia de seus clientes e audiência.

O objetivo do marketing de conteúdo é criar reconhecimento de marca e gerar leads de qualidade. Para chegar lá, você deve primeiro se conectar com seu público-alvo por meio da entrega regular de conteúdo valioso.

A entrega consistente de conteúdo de qualidade cria engajamento com os clientes e confiança em sua comunidade. Estabelecer presença e credibilidade leva a novas oportunidades de negócios e crescimento nas vendas.

Em um mundo tão saturado de marketing digital, há pouco espaço para erros de marketing de conteúdo. Surpreenda seus leitores com conteúdo genuíno e relevante para mantê-los voltando para mais.

Os 5 principais erros de marketing de conteúdo

Conteúdo de alta qualidade e uma forte estratégia de marketing é vital para sobreviver em tempos de acelerada transformação digital. Aproveite ao máximo seu orçamento mensal de marketing e pare de cometer esses 5 erros de marketing de conteúdo hoje.

1. Não usar dados para construir sua estratégia de marketing de conteúdo

Acreditem ou não, esse é um dos problemas que mais me deparo ao iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo. Fazemos toda a pesquisa de palavras-chave, de concorrência, de relevância…

Calculamos a dificuldade de ranqueamento, o tempo, a porcentagem de aquisição e muito mais!  Apresentamos o plano de conteúdo e o calendário, e o cliente diz: ai mas acho que assim é melhor e tem que ser assim.

Sinceramente, se você não confia no profissional de SEO, não contrate. Um marketing de conteúdo é um estudo sério, demorado e que precisa ser executado com base em dados, e não em achismos.

Confiar no instinto ou intuição para definir sua estratégia de marketing de conteúdo é uma ótima maneira de perder tempo e dinheiro.

Conhecer o seu negócio é uma parte fundamental para direcionar o tráfego para o seu site. Mas definir uma estratégia de marketing com garantia de sucesso requer trocar qualquer adivinhação para os dados.

Uma das melhores maneiras de entender como seu cliente e audiência navegam na internet e consomem conteúdo é avaliar o sucesso do concorrente. Use os artigos de classificação mais alta para determinar quais estão gerando mais ROI têm mais sucesso em SEO. Tendo essa lista de artigos, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Há valor em recriar este conteúdo? Temos como competir com ele?
  • Há informações importantes faltando neste artigo?
  • Quantos links externos e backlinks estão incluídos nesses conteúdos?
  • Quais as palavras-chave podemos tirar deles?

Suas respostas ajudarão a determinar quais palavras-chave e artigos sua equipe de marketing devem priorizar. Escreva esses bebês em seu calendário de marketing de conteúdo e voilà! Agora você tem uma lista de tópicos de conteúdo apoiados por dados em vez de adivinhação.

2. Não falar com seu público-alvo

Não importa quão consistente seja seu conteúdo, ele fracassará se seus leitores não conseguirem se relacionar com ele.

Comece cada postagem identificando seu público-alvo e determine o que precisa ser incluído para que os leitores encontrem valor. Quando você compartilha conteúdo valioso que educa e diverte, seu público confia que você tem mais de onde veio.

Quando seu público se sente visto, é provável que eles também repostem seu conteúdo em suas redes pessoais. Mais de 50% do conteúdo nos feeds de notícias das redes sociais vem diretamente de colegas. É provável que você colha os benefícios de um aumento de visibilidade e até ganhe mais leitores fiéis conversando com seu público.

>>> Leia também: Estratégias de seo: aprimore seu conteúdo e atraia mais visitas.

3. Deixar de focar no Link Building

Ao contrário da crença popular, links para sites que não sejam o seu, na verdade, direcionarão o tráfego para o seu negócio, em vez de para fora.

E mais! A linkagem externa fornece a seus leitores referências e aumenta a credibilidade. Isso dá ao Google a bandeira verde de que seu conteúdo é confiável. Também melhora o SEO e oferece valor agregado aos leitores, tudo resultando em maior visibilidade e classificação mais alta do seu negócio.

Se você está se sentindo brincalhão, comece a se misturar com sites que postam conteúdo semelhante e comece a construir um relacionamento. Após conhecer um ao outro, você pode descobrir que eles são a combinação perfeita para incorporar links de volta ao conteúdo um do outro.

>>> Leia também: Aprenda a fazer um bom link building: pense além do link building.

4. Publicando pouco conteúdo ou com pouca frequência

Isso é um problema bem grave, aliás. O Google demanda consistência. Sabemos que ter essa frequência de postagem pode ser complicado para empresas que estão começando no marketing de conteúdo e possuem budget/equipe reduzidas.

A chave é entender que mais conteúdo não é útil se não estiver focado na entrega de valor. Publicar um pouco de conteúdo também não causará um impacto perceptível se for um material de qualidade.

A criação de conteúdo bem-sucedida requer um plano sólido e disciplina para cumpri-lo.

E qual seria a quantidade ideal? Para aumentar o reconhecimento da marca, você deve manter 1 a 2 postagens de blog por semana e entre 1.000 e 1.200 palavras por semana.

Quando se trata de publicar conteúdo, a consistência é fundamental. O público fiel exige calendários de conteúdo dedicados a tópicos valiosos do blog. Dessa forma, você nunca ficará aquém do bom material de marketing.

5. Não terceirizar especialistas

bons redatores evitam erros no marketing de conteúdo (1)

Você está sentado? Porque estamos prestes a lançar uma bomba em você.

75% das pessoas nunca passam da primeira página dos motores de busca.

Isso significa que você precisará de habilidades de SEO afiadas se não tiver terceirizado um especialista para ajudar sua e empresa a se classificar no Google.

Felizmente, existem muitas agências de marketing de conteúdo como a nossa que ajudam as empresas a crescer fornecendo SEO aperfeiçoado e conteúdo escrito para seus clientes. A Cosmos Digital é uma delas! Temos muito orgulho de conquistar primeiros lugares para diversas empresas no Brasil.  Manda uma mensagem para nós que mostraremos alguns desses resultados. E, com certeza, lhe ajudaremos a atingir isso!

Um ótimo SEO é a chave para classificar, alcançar e engajar seu público-alvo por meio da inclusão de palavras-chave altamente pesquisadas no conteúdo de marketing. Conteúdo valioso que combina com a pesquisa de SEO o levará à primeira página. O uso indevido de palavras-chave o enviará para o final da fila.

Tão importante quanto os especialistas em SEO são os redatores de qualidade. Sem um bom redator, com certeza você não alcançará a primeira página. Não economize na sua equipe de redação. E, não compre textos automáticos. É dinheiro jogado fora.

As ferramentas de edição e criação online são ótimas para corrigir erros gramaticais mas não erros de marketing de conteúdo. Somente redatores profissionais podem produzir consistentemente conteúdo envolvente e humanizado que atraia pessoas reais.

Inclusive, o ideal é “freelar” redatores. Assim você aproveita um profissional afiado e não sobrecarrega ainda mais seu time interno. A Cosmos Digital tem uma equipe de redatores certificados e de altíssima qualidade. Fala com a gente para saber mais.

Dar o pontapé inicial na sua estratégia de conteúdo se torna simples e prazeirosa quando você deixa ela na mão de um pesquisador incansável de SEO e de um escritor criativo.

Conclusão

Erros de marketing de conteúdo são fáceis de evitar quando você já os conhece. Domine o marketing de conteúdo e melhore o relacionamento com os clientes, crie reconhecimentos reais e gere leads de qualidade.

Garanta uma estratégia de sucesso hoje mesmo com nossos especialistas em marketing de conteúdo. Vamos te ajudar, como ajudamos muitas empresas. Manda um “Zap” (whatsapp) e entenda como. 😉 O ícone tá no canto esquerdo inferior desse artigo.

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *