No marketing digital é essencial criar uma abordagem integrada que utilize todos os canais relevantes. Pensando em começar com o SEM? Aqui estão algumas dicas simples de SEM para ajudá-lo com sua navegação.
Dicas de mecanismo de pesquisa (SEM)
O Search Engine Marketing (SEM), quando usado de forma eficaz, pode aumentar as vendas e promover o reconhecimento da marca. No entanto, os meandros do Search Engine Marketing podem ser tão complicados que muitas empresas, sem um profissional especialista dedicado, evitam usar o SEM.
Por isso, confira algumas dicas essenciais.
1. Escolha um mecanismo de pesquisa relevante
Google Adwords e Bing Ads são as duas das plataformas de SEM mais populares. Ao escolher sua plataforma, você deve se fazer perguntas de qualificação, como:
- Qual é a faixa etária do meu público-alvo?
- Como essa faixa etária costuma gostar de receber informações?
- Onde costumam fazer compras ou pesquisar antes de comprar?
- Meus concorrentes estão realizando campanhas de SEM?
- Que resultados estou esperando?
Analisar essas questões pode ajudá-lo a determinar se uma plataforma específica pode ser benéfica. Por exemplo, se você vende produtos para pessoas em uma determinada faixa etária que gostam de receber notícias em formato de jornal ou revista impressa, pode ser melhor gastar seu dinheiro de marketing em anúncios gráficos nessas revistas.
2. Comece pequeno com sua estratégia de SEM
Começar com algumas campanhas pode ser crucial para o seu sucesso no início de sua jornada no Search Engine Marketing. Às vezes, quando você tenta executar muitas campanhas ao mesmo tempo, se perde na mecânica de tudo isso, deixando pouco ou nenhum tempo para uma análise cuidadosa e otimização. Comece com cerca de três campanhas diferentes, analise os resultados e trabalhe a partir daí.
3. Faça um estudo cuidadoso de palavras-chave
As palavras-chave são fundamentais para todo o seu trabalho de SEM. E isso não signifia buscar apenas palavras-chave com grande volume de busca. Resumidamente, significa buscar a palavra-chave ideal para o momento da sua empresa.
Por exemplo, se você está iniciando agora seu trabalho de SEO e seu site acabou de ser lançado, ele ainda tem pouquíssima relevância para o Google. Portanto, usar palavras-chave com muito volume e muita concorrência pode trazer nenhum resultado efetivo de SEO.
No entanto, ao optar por palavras-chave com menor volume, porém, menor concorrência vai ajudá-lo a construir sua autoridade aos poucos. E assim, com o tempo, poderá concorrer com sites de grande autoridade em palavras-chave super concorridas.
Há, mais uma dica. Consulte nosso artigo 7 ferramentas para pesquisa de palavras-chave para alavancar seu marketing de conteúdo para conhecer ferramentas gratuitas para ajudá-lo no SEM.
4. Crie uma jornada consistente com seus anúncios
Não há nada mais frustrante para os usuários finais do que clicar em um anúncio que diz uma coisa, mas os leva para a página de destino completamente diferente.
É preciso ter certeza de que a mensagem do seu anúncio está correlacionada com a mensagem da página de destino. Se você está tentando economizar tempo fazendo com que vários anúncios com mensagens diferentes vão para a mesma página de destino, você pode acabar prejudicando sua taxa de conversão de anúncios no processo ou até mesmo pagar por cliques indesejados.
5. A Copy e o desing da Landing Page é tudo o que importa
Conforme mencionado anteriormente, sua Landing Page desempenha um grande fator em suas taxas de conversão. Preste muita atenção ao design e à Copy da página de destino. Não apenas ligue seus anúncios e direcione as pessoas para uma Landing Page genérica que não está relacionada ao seu anúncio. Aqui estão algumas dicas para um bom design e copy de Landing Page:
Diga aos visitantes o que você deseja que eles façam rapidamente: não espere até o final da página para dar às pessoas as coisas boas. Diga a eles por que você gostaria que eles convertessem no topo da página (sempre responda à pergunta deles: “o que eu ganho com isso?”).
Use marcadores e listas para dividir o seu conteúdo: embora gostemos de acreditar que os visitantes do nosso site ficam tão animados quanto nós em ouvir sobre nosso serviço, geralmente não estão. A maioria dos visitantes do site folheia rapidamente o conteúdo, portanto, usar marcadores e listas pode ajudá-lo a transmitir seu ponto de vista rapidamente durante a leitura.
Evite distrações desnecessárias: qualquer coisa em sua Landing Page não seja necessária para contar sua história e ajudar a converter não deve estar em sua página de destino. Pode tirar o foco do que você deseja que as pessoas façam.
Exiba com destaque sua frase de chamariz ou formulário: este é um dos atributos mais importantes de uma boa página de destino. Segundos depois de acessar sua página, o visitante deve ser capaz de determinar onde dar o próximo passo. O visitante não deve ter que rolar para ver essas informações. Lembre-se de que você tem apenas 1-3 segundos antes de o visitante decidir sair da página.
Mostre seu logotipo e um número para ligar: é sempre importante que seus visitantes conheçam sua marca ou empresa. Você também deve fornecer a eles outras opções de conversão, como um botão de whatsapp, por exemplo.
Crie confiança adicionando um depoimento: os depoimentos geram confiança entre os visitantes. Os testemunhos fornecem aos visitantes uma prova cabal de que o seu produto ou serviço foi experimentado, testado e funciona. Ele adiciona uma validade genuína que vai além de sua “voz de vendas”.
O design simples e limpo é a chave: o layout e o design da sua página de destino fazem uma grande diferença nas taxas de conversão. Use um design limpo e simples que torne sua copy fácil de digerir e entender.
6. Use regras automatizadas para reduzir o trabalho manual e repetitivo
Mesmo que seu trabalho em tempo integral seja gerenciar anúncios de marketing de mecanismo de pesquisa, você realmente pode otimizar seu tempo e o desempenho de seus anúncios automatizando tarefas manuais.
Exemplos de tarefas que podem ser automatizadas incluem, pausar anúncios quando atingir um determinado limite de gastos, aumentar os lances para a primeira página ou superar um domínio, maximizar anúncios para CTR (taxas de cliques) ou conversões, entre outros.
A maioria dos profissionais de marketing de mecanismos de pesquisa avançados também usam scripts para automatizar as campanhas. Se você é um iniciante e não está familiarizado com a linguagem de scripts, pode, ainda, fazer muito com as regras de automação fornecidas pela maioria dos mecanismos de pesquisa, como Google e Bing.
7. Revisão diária dos anúncios
Um dos maiores erros a cometer com o SEM é não revisar o desempenho do seu anúncio de forma consistente para fazer melhorias.
Depois de ativar seus anúncios para garantir que está obtendo o melhor retorno de seu investimento, você deve continuar analisando o desempenho deles para fazer ajustes como adicionar novas palavras-chave descobertas nas consultas de pesquisa reais, adicionar palavras-chave negativas, aumentar ou diminuir lances.
Aventurar-se no mundo do marketing de mecanismo de pesquisa pode ser intimidante no início, mas quando você pegar o jeito, ficará surpreso com o quanto pode realizar, mesmo com um orçamento pequeno.
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