As pessoas não optam por comprar da sua marca por capricho. Há sempre uma razão por trás de suas decisões, e descobrir essa razão é a chave para conquistar uma marca acompanhando e expandindo seus negócios.
Em seu livro “Youtility”, o consultor de marketing Jay Baer diz: “Você não pode sobreviver gritando mais alto e confiando apenas no marketing de interrupção anacrônico. Você não pode proclamar que está apresentando a ‘maior venda de todos os tempos!’ todo dia.”
Promover sua marca em qualquer lugar e a qualquer momento simplesmente não funciona. Você precisa se concentrar na construção de relacionamentos com os principais consumidores interessados no que sua marca tem a oferecer. Aqui estão três maneiras de fazer com que seus consumidores-alvo se importem com sua marca.
1. Concentre-se no seu público
Você poderia ter o melhor produto do mundo, mas se ninguém se importar com isso, você não venderá nada. Antes mesmo de pensar em marketing ou em venda, é preciso, primeiro, pensar em seus clientes. Quem é que você está tentando alcançar e o que eles querem?
Pesquise e mergulhe em informações demográficas como idade, gênero e ocupação. Então, vá mais fundo. Descubra os pontos problemáticos de seu público e suas necessidades. Pinte uma imagem de como é o seu consumidor-alvo. Em vez de pensar em marketing para uma massa de pessoas, pense em como você pode comercializar para essa pessoa.
Depois de ter uma ideia de como é o consumidor-alvo, descubra onde seu produto ou serviço se encaixa. Quais problemas você pode resolver para o consumidor? Quando você pode encontrar o cruzamento entre o que seus clientes desejam e o que sua marca oferece, você encontra ouro.
Em um discurso no Content Marketing World 2013, Jonathan Lister, vice-presidente de soluções de vendas do LinkedIn, disse: “Como profissionais de marketing, devemos mudar o mantra de sempre fechar para sempre ajudar”.
Hoje, os consumidores estão mais espertos do que nunca e são céticos em relação às marcas que são excessivamente promocionais. Em vez disso, eles preferem marcas que se concentram em ajudar e oferecer valor. Ao comercializar sua marca, tente não exagerar ou usar muita linguagem promocional. Em vez disso, enquadre seu marketing de uma maneira que mostre como seu produto ou serviço ajuda o consumidor e como ele melhorará sua vida para melhor.
2. Não tenha medo de ser controverso
Quando você tenta fazer com que as pessoas gostem e se preocupem com sua marca, dizer que algo controverso é provavelmente a última coisa que você pensa que deve fazer. Embora seja verdade que você não deve ser ofensivo ou criar problemas, mas sim compartilhar uma opinião pode realmente fazer com que mais pessoas se identifiquem com sua marca e gostem de você.
Isso porque tentar fazer com que todos gostem de você não funciona. Mas tudo bem, porque nem todo mundo é o cliente certo para sua marca. E se você nunca compartilha uma opinião ou escolhe um lado, talvez não faça ninguém gostar de você, mas provavelmente também não fará ninguém gostar de você.
Compartilhar sua opinião revela os valores da sua marca e permite que seu público-alvo concorde ou discorde de você. Dessa forma, você encontra seu verdadeiro público, aqueles que defenderão e acreditarão em sua marca.
Em seu livro “Pour Your Heart Into It”, escreve Howard Schultz, ex-CEO da Starbucks, “a publicidade em massa pode ajudar a criar marcas, mas a autenticidade é o que as faz durar. Se as pessoas acreditam que compartilham valores com uma empresa, permanecerão leais a elas”.
Não deixe de compartilhar suas opiniões e ser potencialmente controverso. Você pode perder algumas pessoas que não concordam com você, mas as que concordam com você acabarão gostando sendo mais leais à sua marca.
3. Seja humano
Uma marca é impessoal. É uma entidade abstrata, um logotipo, um slogan. Então, como você pode esperar que seu público se importe com isso?
Para que as pessoas gostem da sua marca, você precisa ser mais pessoal – mais humano. Pessoas gostam de pessoas e querem saber que existe uma um ser humano por trás da marca que está seguindo, não apenas uma corporação.
No seu conteúdo e em outro marketing, seja interativo e envolvente. Escreva como se estivesse conversando com um amigo. Você também precisa se envolver com seus consumidores e aumentar seus seguidores. Inicie conversas online e responda a qualquer comentário. Se seus clientes tiverem dúvidas ou problemas, seja proativo com seu serviço ao cliente. Se você quer que as pessoas se preocupem com sua marca, você precisa se preocupar com elas de volta.
Em seu livro “The Thank You Economy”, o empresário Gary Vaynerchuk diz: “Uma estratégia de cuidar geralmente supera as táticas, mas quando usadas com a intenção correta, as táticas podem ajudar uma marca a alcançar a grandeza”.
Embora esteja rapidamente se tornando um clichê, a autenticidade é uma parte importante da conquista de seguidores da marca. Um estudo da Bonfire Marketing revelou que 91% dos consumidores querem que as marcas que seguem sejam autênticas em seus posts.
Para ser autêntico, você precisa primeiro definir os valores da sua marca. O que ela representa e quais são esses valores? Em todos os seus esforços de marketing, verifique se a voz da sua marca está alinhada com esses valores.
A autenticidade inspirará confiança e, se o seu público confiar em sua marca, eles comprarão da sua marca.
Por que as pessoas devem se preocupar com a sua marca? O que você tem a oferecer aos seus consumidores? Como você pode transmitir a mensagem no seu marketing? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo.
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